Analisando diariamente centenas de currículos para os mais diversos cargos e mercados, percebemos que a grande maioria deles não têm todas as informações necessárias, e têm o supérfluo, então fizemos um guia definitivo para que os candidatos sejam mais assertivos e que incorram em menos erros.
Não existe certo ou errado, mas seguindo estes passos básicos, certamente não será reprovado em nenhum processo em que seu perfil se encaixe.
Por que fazer um currículo?
O currículo é usado para passar informações necessárias ao recrutador e para que você seja chamado para a etapa seguinte de um processo seletivo, portanto fixe-se somente ao que é importante para ele, não ao que parece ser para você.
Saiba:
- Um bom currículo dispensa carta de apresentação. Lembre-se que um recrutador dispensa um currículo em menos de 10 segundos, então esqueça a carta, pois ele provavelmente não lerá, a não ser que tenha pedido;
- Um currículo perfeito é estruturado em ordem de importância decrescente:
- Profissionais sem ou com pouca experiência, como estudantes ou recém formados, devem trazer informações de formação (Faculdades, cursos, etc) e línguas primeiro;
- Profissionais com experiência devem trazer informações profissionais antes da formação, já que a experiência se torna mais importante que a formação.
- Não omita nada no seu currículo. O que é omitido dará margem para o entrevistador imaginar o que quiser;
- Não minta. Você pode até escrever de forma bonita, mas inventar, enrolar ou mentir, jamais.
Estrutura:
- Máximo de 2 (duas) folhas. Nunca, jamais, em tempo algum, faça maior que isso, nem se for cientista da Nasa;
- A fonte deve ser clara e de fácil leitura; Arial, Tahoma são bons exemplos. Não use fontes “divertidas” como Comic Sans ou fontes que são mais raras, pois estas são substituídas por outras tradicionais quando não instaladas no computador de quem vai ler;
- Para advogados, é comum o uso de Times New Roman.
- Utilize tamanhos legíveis para a fonte, nunca menor que 10 e não maior que 12. Nós da Tredici recomendamos o tamanho 11;
- Cores: utilize somente o preto, a não ser que contenha logotipos; muitos imprimem o currículo em impressoras P&B;
- Use separadores, espaçamento, alterne entre maiúsculas (em títulos somente) e minúsculas, para facilitar uma boa leitura. Um currículo organizado e bonito ajuda na escolha do candidato;
- Margens:
- O padrão ABNT (3cm nas margens superior e esquerda, 2cm nas margens inferior e direita) não é obrigatório e pode ser evitado quando há a necessidade de mais espaço;
- Mínimo de 1,5cm nas margens superior e esquerda e 1cm nas margens inferior e direita.
- Dimensões:
- Papel A4, padrão brasileiro;
- Carta para currículos em inglês, padrão internacional.
- Sempre envie seu currículo em PDF; é universal, abre mais rápido e diminui as chances de modificação.
- Jamais use RTF, Notepad ou outros softwares pouco usuais.
Atenção:
- Todo computador tem corretor ortográfico, use-o a seu favor, bem como peça para algum amigo detalhista revisar. Erros em currículos são inaceitáveis;
- Foto é dispensável, exceto para vagas de modelo, promotora de estandes, etc;
- Currículo em linha do tempo funciona para quem consegue diagramar, mas é totalmente dispensável;
- Infográfico é um modismo, embora visualmente seja bonito. Se optar por fazê-lo, lembre-se de colocar legendas, pois o recrutador não sabe o que são duas ou três estrelas. Particularmente acreditamos que um currículo tradicional é menos arriscado.
Obs.: Os profissionais da área de criação/ design são exceção a esse modelo de currículo. Neste caso, é importante o profissional já demonstrar que consegue expressar sua criatividade em passar a informação de forma visual.
Conteúdo:
- Informações pessoais: nome, celular, e-mail, bairro/cidade em que reside; Opcionalmente trazer idade e estado civil, embora empresas mais modernas não se importem com isso; Evite nomes muito longos, isso distrai o leitor, escolha um “nome de guerra” pelo qual é conhecido no mercado de trabalho e mantenha consistência em tudo (currículo, LinkedIn, Catho, Vagas, etc.); Se o seu e-mail for muito pessoal (tchutchukinha2004@hotmail.com por exemplo), crie outro para fins profissionais, preferencialmente com nome e sobrenome, sem muitos caracteres diferentes e complicações desnecessárias; Caso tenha mobilidade, coloque ao lado da cidade (Disponibilidade para mudanças);
- Objetivo: cargo ou área de interesse;
- Perfil profissional: Não deve ser extenso (de 4 a 6 linhas, preferencialmente). O objetivo é apenas dar uma ideia de como é o perfil do candidato, e se interessará ou não ao leitor sua experiência profissional. Mencione quais áreas trabalhou, quanto tempo, tipos de empresa, formação e habilidades pessoais;
- Experiência profissional: empresa, cargo, mês, ano de entrada/ saída, o que fazia e quais foram as conquistas relevantes; Sempre em ordem cronológica inversa! Coloque suas atividades usuais, relacionamento com outras áreas da empresa, liderança de equipe e casos de sucesso; Não se limite aos casos de sucesso, pois isso não significa que se repetirão em outra empresa. Não “estique” o tempo de experiência colocando que o mês de entrada de uma empresa é o mesmo de saída de outra, a menos que tenha sido o caso. Prefira colocar o “nome fantasia” ou “nome de guerra” da empresa, e não a razão social, e caso a empresa seja desconhecida de uma pessoa normal, é recomendável colocar, também, seu ramo de atuação. Se você for do ramo de vendas, especifique o que você vende e em quais canais/ clientes atua, parece banal mas a maioria esquece disso. Se tiver um “vácuo” de trabalho (ano sabático, ficou estudando fora, etc.) mencione isso, é melhor explicar a dar margem para o entrevistador imaginar. Não omita o seu histórico, se teve experiências menos relevantes para o cargo (menor aprendiz, auxiliar de limpeza, etc.) cite brevemente; é importante saber o crescimento de cada profissional;
- Formação: curso, faculdade e ano, também em ordem cronológica e inversa;
- Línguas: escolas, diplomas e tempo de experiência no exterior se houver. Não invente:
- Básico: consegue cumprimentar, pedir informações. Erra bastante, mas consegue alguma comunicação;
- Intermediário/ Operacional: já tem riqueza maior de vocabulários, não erra os verbos básicos. Consegue se comunicar bem via e-mail e ao falar ao telefone, mas tem dificuldades com sotaques de diferentes origens;
- Avançado/ Fluente: consegue fazer uma reunião com estrangeiros, saber termos técnicos, fazer uma apresentação, proferir palestras. Erros mínimos e habilidade maior para lidar com sotaques;
- Nativo: tem riqueza de vocabulário, não erra e não tem sotaque.
- Proficiência em tecnologia: Excel, PowerPoint, Mac, etc;
- Cursos: nome, instituição, ano;
- Demais informações: habilitação, idade, estado civil, etc;
- Data de atualização.
Dica:
Tanto no Linkedin, Vagas.com, Catho e demais sites de emprego, prefira digitar ou copiar/colar as informações à anexar o seu currículo em Word ou PDF, alguns sites não abrem o currículo, obrigando o recrutador a fazer o download do arquivo; além disso, esse tipo de site utiliza a busca por palavras-chave, então seu currículo/perfil aparecerá mais se tiver as palavras nele. Em outras palavras, o site não encontrará as palavras-chave em um arquivo anexado, levando seu perfil para o final da concorrência.